Gripe: Centro de Saúde de Ferreira do Zêzere não terá horário alargado
Saúde (ACES) do Médio Tejo anunciou ontem ter alargado o horário de funcionamento das consultas de recurso em Abrantes, Ourém e Torres Novas nos dias úteis. Ferreira do Zêzere mantém o horário habitual.
No âmbito do plano de contingência da gripe, o Agrupamento de Centros de Gripe: Centro de Saúde de Ferreira do Zêzere não terá horário alargado
Nas próximas 6 semanas, várias unidades de saúde vão ter um horário de funcionamento mais alargado para fazer face à época gripal, que decorre de 19 de janeiro a 27 de fevereiro.
Em Abrantes, em vez de fechar às 18:00, o centro de saúde passará a fechar às 22:00, em Ourém o horário é alargado das 19:00 para as 22:00 e em Torres Novas das 20:00 para as 22:00. Em Ferreira do Zêzere, o Centro de Saúde e a Extensão de Saúde da Frazoeira irão manter o seu horário normal de funcionamento.
Segundo a diretora executiva do ACES disse que todos os coordenadores das unidades do ACES Médio Tejo têm orientações para estarem atentos a possíveis aumentos da procura por motivos de doença aguda, nomeadamente surto de gripe, e adotarem de imediato as medidas que entenderem por mais apropriadas.
Sofia Theriaga lembrou que as consultas de recurso se destinam prioritariamente aos utentes com doença aguda e sem médico de família e que a população deve recorrer, em primeiro lugar, ao contacto com a Linha de Saúde 24 e às unidades de cuidados de saúde primários, antes de se dirigirem às urgências hospitalares.
A responsável disse que “os utentes que ainda não se vacinaram contra a gripe ainda o poderão fazer, sendo clinicamente recomendável”, desde que não apresentem sintomas gripais.
Após a divulgação deste informação, a Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo pergunta para onde se devem dirigir os utentes dos concelhos de Alcanena, Tomar, Ferreira do Zêzere, Entroncamento, Vila Nova da Barquinha, Constância, Sardoal e Mação, alegadamente não abrangidos por este plano de contingência.
A Comissão questiona ainda se ao fim de semana o único recurso vai continuar a ser a urgência do Centro Hospitalar do Médio Tejo, recordando que as três unidades hospitalares (Torres Novas, Tomar e Abrantes) já estão a funcionar “muito mal fruto da ‘concentração/reorganização’ feita há três anos”.
No entanto, num comunicado emitido pelo CHMT, no Hospital de Tomar “estão a ser tomadas providências para a abertura de camas, nomeadamente a reserva de uma enfermaria, ao abrigo do plano de contingência de gripe que se espera possa atingir o seu pico nas próximas semanas”.
Sem comentários:
Enviar um comentário