sábado, 25 de julho de 2009

Construir soluções para o sector da SAÚDE

No sábado, 18, no salão da Junta de Freguesia de S. Vicente, em Abrantes, esteve em debate a saúde em Portugal. A abordar este assunto estiveram Jorge Pires, da Comissão Política, António Filipe, deputado e cabeça de lista da CDU pelo círculo eleitoral de Santarém, Joaquim Judas, médico e membro da Comissão Nacional para as questões da Saúde, e Manuel Ligeiro, administrador hospitalar e membro da Comissão Concelhia de Torres Novas.
Duas ideias centrais percorreram todo o debate: só a existência de um Serviço Nacional de Saúde universal, geral e gratuito permite ao Estado garantir o acesso aos cuidados de saúde a todos os portugueses independentemente das suas condições sociais e económicas; e sem uma rede de cuidados primários centrados na saúde e na sua promoção, na prevenção das doenças e na prestação de cuidados de forma continuada e global, não pode ser garantido o primeiro nível no contacto dos cidadãos com o serviço.
Foram também apresentadas propostas, em áreas como a gestão dos recursos humanos, particularmente os problemas inerentes à falta de médicos de família; a organização dos serviços; o financiamento; o processo de privatização em curso e a promiscuidade entre o público e o privado.

Sem comentários:

Enviar um comentário