domingo, 13 de setembro de 2009

GESTÃO CDU - o exemplo de Benavente

Educação

Centros escolares de Benavente e Samora
construídos mais cedo e por menos dinheiro

in "O Mirante on-line" 13.9.2009

Os novos centros escolares de Benavente e Samora Correia foram concluídos mais cedo do que estava previsto, por menos dinheiro e o valor dos equipamentos - comparticipados por fundos comunitários - foi integralmente adiantado pela Câmara Municipal de Benavente.
Em cada um dos centros escolares, inaugurados sexta-feira, com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Rui Baleiras, a autarquia poupou cerca de 500 mil euros. O presidente da Câmara Municipal de Benavente, José António Ganhão (CDU), explica que o orçamento que estava associado aos projectos levou o executivo a reflectir e a considerar que era possível reduzir custos. “As instalações têm a dignidade que todos podemos ver. O que sacrificámos foi algum luxo no revestimento exterior. Não retiramos nada do interior necessário para a qualidade de professores e alunos”, garante.
O autarca assegura que foi possível concluir os dois equipamentos um mês antes do previsto – a tempo de acolher alunos, professores e funcionários no início do ano lectivo – porque a câmara pagou as facturas atempadamente e o empreiteiro cumpriu a sua obrigação. As obras foram adjudicadas a 8 Setembro de 2008 e tinham data de conclusão prevista para 7 de Outubro de 2009.
“Os empreiteiros que trabalham para a Câmara de Benavente sabem que no fim do mês apresentam a factura e têm a contrapartida. Eles também têm trabalhadores e fornecedores a quem têm que pagar”, sublinha José António Ganhão, que considera importante garantir o trabalho a quem é da região.
O dinheiro de fundos comunitários que chegará entretanto será aplicado pela autarquia na requalificação das escolas mais antigas que são necessárias para acolher os alunos do concelho. “Quando damos este salto qualitativo elevamos na consciência das pessoas aquilo que são as novas necessidades. O processo de requalificação das escolas vai ter que ter em conta este nível de qualidade”, admite José António Ganhão.
O Centro Escolar de Benavente envolve um investimento global de 1.583.694,59 euros, com comparticipação do Feder de 1.041.287,83. Contempla três salas de jardim de infância, oito do primeiro ciclo do ensino básico, salas polivalentes para prolongamento de horários do jardim de infância, centro de recursos, cozinha, refeitório, sala de convívio para professores, gabinetes, salas de trabalho, arrumos. Os espaços já estão equipados. O centro tem parque infantil e mini-campo desportivo.
O Centro Escolar de Samora Correia engloba um investimento de 1.734.986,93 euros, com uma comparticipação de 1.147.724,55 euros. O espaço tem três salas de jardim-de -infância, doze salas para o primeiro ciclo do ensino básico e os restantes espaços comuns ao centro escolar de Benavente.
Os espaços vão funcionar com lotação completa já este ano lectivo. No concelho de Benavente as 630 crianças inscritas para o pré-escolar, entre os três e os cinco anos, ficam integradas no sistema público este ano com refeições gratuitas fornecidas pela autarquia.

Sem comentários:

Enviar um comentário