sábado, 14 de setembro de 2013

Afirmar a CDU! (10)

 
 
Os candidatos da CDU empenham-se na defesa do Poder Local Democrático e na gestão autárquica participada. As reuniões dos diversos órgãos autárquicos devem ser sempre públicas e, sempre que possível, realizarem-se nas diversas freguesias. É necessário dar oportunidade à participação das populações na decisão do seu futuro.
Os candidatos da CDU defendem a liberdade, intervêm por um concelho que aproveite as potencialidades materiais e humanas ao serviço do bem-estar da população.
Estas são as nossas prioridades para Ferreira do Zêzere:
Ø  SAÚDE
Somos por cuidados de saúde acessíveis a todos os cidadãos, o mais próximo possível dos seus locais de trabalho ou residência. Propõe-se a criação de unidades móveis de saúde, para poder chegar a todos os lugares do concelho, pois constatam-se dificuldades de deslocação. Muitos utentes não têm meios próprios de transporte.
Defendemos um Centro Hospitalar do Médio Tejo com todas as suas instalações, equipamentos, e profissionais devidamente aproveitadas. Defendemos que na unidade de Tomar deve sempre haver urgência básica qualificada, e internamento de pediatria e de medicina interna, para além do desenvolvimento das valências que já existem e complementares com outras unidades do Centro Hospitalar.
 
Os representantes dos órgãos autárquicos devem prestar contas da sua participação activa nos órgãos consultivos das unidades de saúde, como o Conselho de Comunidade do ACES Médio Tejo.
 
Ø  VIAS de COMUNICAÇÃO e MOBILIDADE
A melhoria de condições no IC 3; a requalificação da EN 378 e EN 110; também a requalificação das ligações de Ferreira  a Vila de Rei; a manutenção permanente das vias existentes; a construção de uma via panorâmica de Castanheira a Dornes; sinalização rodoviária e informativa devidamente eficaz e homogénea; um diálogo constante com a EP, epe e com as autarquias vizinhas; a contratualização de uma rede concelhia de transportes. Contestar a existência de portagens na A13.  
 
Ø  DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO
A valorização das produções locais; a sinalização racional e normalizada das empresas e dos respectivos serviços; o diálogo com o empresariado e a defesa de soluções para os problemas estruturais, como a falta de instalação de empresas no Parque Industrial; criação de um Gabinete Autárquico de Apoio às Actividades Económicas; redução do PEC (Pagamento Especial por Conta); a opção por empresas locais na aquisição pelas autarquias ferreirense de produtos e serviços; isenção de taxas de urbanização para novas empresas; promoção de eventos de carácter económico em Ferreira do Zêzere e o apoio às empresas que queiram estar presentes em eventos e exposições nacionais. Defesa de novas políticas a nível nacional que valorizem o mercado interno e o desenvolvimento regional.
 
Ø  AGRICULTURA e PRODUÇÃO AGRO-INDUSTRIAL
Criar e desenvolver um mercado local e regional para a produção agrícola local; a divulgação de boas práticas ambientais na produção agrícola e agro-industrial; o apoio das autarquias à presença de produtores agrícolas e agro-industriais locais em certames e feiras regionais e nacionais; valorização da produção florestal com o seu ordenamento e manutenção; apoio ao desenvolvimento de actividades relacionadas com a floresta, como a actividade cinegética, a apicultura, as caminhadas e outras actividades de carácter lúdico e desportivo.
 
Ø  … e ainda
Defender, nas instâncias próprias o aumento do rendimento das famílias (vencimentos e prestações sociais) e medidas activas de emprego, como base ao desenvolvimento social e económico.
Defender os serviços públicos, como: a manutenção do tribunal; o serviço postal público e universal; serviço de telecomunicações de qualidade; escola pública de qualidade.
 
Defender e apoiar as iniciativas das associações e colectividades locais que contribuam para uma maior fruição e participação na vida cultural, desportiva e recreativa. Promover parcerias que dotem o Concelho de mais infra-estruturas sociais, desportivas e culturais, e que melhorem a produção e fruição cultural, devendo observar-se o princípio do equilíbrio na sua distribuição geográfica.
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário