sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Os agricultores precisam do apoio das suas autarquias

No concelho de Ferreira do Zêzere a produção agrícola, florestal e agro-industrial é o sector que mais peso tem na economia e no emprego locais. Também não é de negligenciar a importância que tem a pequena agricultura de subsistência.

Infelizmente, os sucessivos governos têm privilegiado a importação de alimentos e não têm apoiado a produção nacional e os que nela trabalham. Com a subalternização da nossa produção agro-alimentar está em causa a nossa independência alimentar. Esta é uma das causas do atraso e empobrecimento relativo a que assistimos. Basta ver o peso que a importação de produtos agro-alimentares tem no aumento do défice externo.

A produção frutícola, a produção florestal e a agro-pecuária são periodicamente afectados ora pelo excesso de produção, ora pelas condições climatéricas. Mas todos estamos de acordo que o rendimento dos agricultores é sempre afectado com a falta de estruturas de comercialização e o alto custo dos factores de produção. A electricidade e os combustíveis (apesar das ajudas) continuam caros. Os adubos, sementes, alimentação animal e produtos fito-sanitários sobem todos os anos, mesmo que a produção seja vendida mais barata. Os bancos e as seguradoras pagam-se caro pelos serviços que prestam e, muitas vezes, metem-se de fora quando o ano agrícola é desastroso. Os equipamentos e a sua manutenção continuam a ser um grande encargo.

Os autarcas a eleger no próximo dia 11 de Outubro, são os representantes também dos agricultores e trabalhadores do campo. Por isso, têm a obrigação de os defender junto do Ministério da Agricultura e outras entidades regionais e nacionais.

Defendemos, entre outras, as seguintes linhas de acção: promover a certificação das principais produções agrícolas locais; criar e desenvolver um mercado local e regional para a produção agrícola local; divulgar de boas práticas ambientais na produção agrícola e agro-industrial; o apoio das autarquias à presença de produtores agrícolas e agro-industriais locais em certames e feiras regionais e nacionais; valorização da produção florestal, com o seu ordenamento e manutenção; apoio ao desenvolvimento de actividades relacionadas com a floresta, como a actividade cinegética, a apicultura, os caminhadas e outras actividades de carácter lúdico e desportivo.

DIA 11 DE OUTUBRO vota CDU !

Sem comentários:

Enviar um comentário