quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Legislativas - NOTÁVEL ÊXITO da CDU

Vivemos um tempo de domínio férreo do capitalismo, em que este, no plano nacional, através do seu exército de propagandistas, não se cansa de decretar o «fim da CDU» - seu objectivo maior - ao mesmo tempo que recorre a todos os muitos e poderosos meios de que dispõe para que o decreto se cumpra. Uma intensa ofensiva ideológica difunde – todos os dias, de todos os meses, de todos os anos – uma imagem falsificada da CDU, do seu projecto e da sua prática, diabolizando a sua ideologia, espalhando mentiras e calúnias, numa teia de desinformação organizada com a qual alimenta velhos preconceitos anticomunistas – daqueles que vêm ao de cima na altura do preenchimento do boletim de voto… Por tudo isto, pode dizer-se que, para a CDU, em qualquer eleição, não baixar a votação é só por si um êxito.

Se a votação não só não baixa como até cresce, então estamos perante um êxito notável.
Foi isso que aconteceu no domingo. Crescemos: no número de votos, de deputados e na percentagem. Crescemos menos do que desejávamos, é verdade. E muito menos do que merecíamos, sem dúvida - o que merecíamos tem a ver com a forte campanha eleitoral que milhares de activistas souberam construir; mas tem a ver, essencialmente, com a luta que travamos - todos os dias, de todos os meses, de todos os anos - em defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e do País. É essa luta que não nos perdoam – porque é essa luta que gera e faz crescer a força da CDU.

Quanto ao merecimento, é sabido que eleições em regime de democracia burguesa fogem a contemplar tal coisa. Os donos do sistema tudo fazem para evitar que o merecimento devido seja factor de opção de voto: por isso eles programaram as coisas de modo a que o voto seja prémio da «ordem natural das coisas» que há séculos elegeu a exploração como merecimento exclusivo… Daí que o sistema tenha transformado, ao longo dos tempos, aquilo que foi um direito conquistado pela luta dos explorados – o direito ao voto – numa espécie de salvo-conduto para a exploração. Daí que, para a CDU, subir, mesmo que pouco, em eleições destas seja mesmo um êxito notável.

Sem comentários:

Enviar um comentário